Artigos e
Notícias

Arrependimento bíblico

Quem já não teve de ouvir de alguém o pedido: “você me perdoa?”. Como a natureza humana é falha e instável, receber o perdão desperta em nós a dúvida a respeito da sua legitimidade. Por isso, é importante saber o que é arrependimento à luz da Bíblia.

Afinal de contas, arrepender-se faz parte do processo de santificação do cristão. É preciso ser contrito, sentir culpa por atitudes errôneas, pedir e ganhar perdão para ter uma vida mais leve, plena e alegre.

Neste conteúdo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse tema tão importante para nossas vidas. Está curioso? Continue a leitura e confira!

O que é arrependimento?

Arrependimento, nas Escrituras, vem da palavra hebraica “nachum” (“entristecer-se”), e do termo “shuwb” que quer dizer “voltar-se” e “mudar de rumo/direção”. Já a palavra grega para esse vocábulo é “metaneo” (“mudança de pensamento”).

Portanto, arrependimento é um estado de tristeza movido pelo reconhecimento dos erros cometidos que altera o comportamento do indivíduo. Assim, ele abandona as más condutas e se volta para Deus, a fim de alcançar paz de espírito.

Qual a importância de ter essa consciência?

Uma pessoa arrependida decide viver uma nova vida, pois compreende que não estava agindo corretamente ou estava em uma direção errada. É por isso que a Bíblia mostra: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Atos dos apóstolos 3:19,20).

O arrependimento genuíno vai além de uma comoção, é uma atitude consciente. Não é uma tristeza para sensibilizar o próximo, mas um abatimento verdadeiro diante de Deus. Esse é o primeiro passo para seguir a caminhada cristã. Mas, antes disso, é necessário tomar duas atitudes:

  • reconhecimento do pecado — é quando alguém assume que tem falhas e peca a todo momento. Essa reflexão gera humildade e a Palavra diz que Deus concede graça aos humildes de espírito (Tiago 4:6);
  • mudança de comportamento — é quando você abandona hábitos antigos e se comporta de forma plena, pacífica e moderada. É somente com o auxílio do Espírito Santo que conseguimos renunciar o pecado e fazer o que é certo (João 16:7,8).

Qual são os impactos do arrependimento para o cristão?

Os impactos que ficam evidentes na vida do crente são:

  • disposição para viver da forma correta — isso não o blinda de pecar, mas significa que ele pedirá perdão a Deus, esforçando-se para dar o melhor de si e lutar contra os seus desejos (1 João 1:8-10);
  • libertação da culpa — quando uma pessoa se arrepende, ela não precisa mais sentir culpa, pois compreende que, por meio de Cristo, não está mais destinada à reprovação (Romanos 8:1,2);
  • consciência de contra quem pecou — algumas ofensas têm consequências amplas e ofendem muita gente. Um cristão realmente arrependido sabe identificar aqueles que foram ofendidos verbalmente ou por atitudes imprudentes.

Neste conteúdo, explicamos o que é arrependimento à luz das Escrituras Sagradas. É necessário ter em mente que arrepender-se não é um evento qualquer. É um processo gradual e Deus sabe disso, Ele conhece as suas dificuldades, por isso é justo e longânime conosco.

No entanto, assim como em qualquer mudança de comportamento, é preciso ser consistente e persistente. Dessa forma, damos bom testemunho e praticamos boas obras, pois o nosso coração foi transformado e fazemos isso com amor e espontaneidade.

Outras publicações em destaque​

Arrependimento bíblico

Quem já não teve de ouvir de alguém o pedido: “você me perdoa?”. Como a natureza humana é falha e instável, receber o perdão desperta em nós a dúvida a…

Evangelho segundo João

O Evangelho segundo João (em grego: Τὸ κατὰ Ἰωάννην εὐαγγέλιον, transl.: Tò katà Iōánnēn euangélion), também referido como Evangelho de João, o Quarto Evangelho ou simplesmente João, é um dos quatro Evangelhos canônicos no Novo Testamento. Ele tradicionalmente está posicionado como…

Trindade (cristianismo)

A Trindade (do latim trinitas “tríade”, de trinus “tripla”)[1] é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV D.C, que define Deus como três pessoas consubstanciais,[2] expressões ou hipóstases:[3] o Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; “um Deus em três pessoas”. As três pessoas são distintas, mas são…

Santíssima Trindade

Jesus histórico

Jesus,[nota 5] também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C.[nota 1] – m. 30–33 d.C.[nota 2]) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século.[11] É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs,…

Dízimos ou Ofertas

Clique no botão abaixo para COPIAR o código e COLE no aplicativo do seu banco para fazer o pagamento via PIX.

QR CODE PIX IPI AQUIRAZ
00020126560014br.gov.bcb.pix0114181895720001260216QR Code Pix IPIA5204000053039865802BR5925IGREJA PRESBITERIANA INDE6007AQUIRAZ62290525iXkoaVnqxdPXDstl7OMI0FPv8630422B7
Igreja Presbiteriana Independente de Aquiraz

Faça aqui o seu agendamento para a Pastoral da Escuta

Carregando...